VENHA APOIAR A AGRICULTURA FAMILIAR NA UFRJ

Coordcom - 02/04/19

A Feira Agroecológica da UFRJ, realizada desde 2010 na Cidade Universitária, oferece à população alimentos saudáveis, produzidos de forma ecológica e vindos diretamente das famílias produtoras. Quem quer comer bem, de maneira diversificada e pagar um preço justo pode visitar a Feira todas as quintas-feiras, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), nos blocos A e H do Centro de Tecnologia (CT) e na Faculdade de Letras (FL).

Outra opção é aderir ao projeto de extensão Comunidade Acadêmica que dá Suporte à Agricultura (Casa). Nele, você pode se vincular como “prossumidor” ou "prossumidora" - uma denominação para consumidores que agem de forma ativa e consciente. Os interessados podem se inscrever até a próxima quinta-feira (4/4) para adquirir os alimentos ainda em abril. Nos próximos meses, as inscrições permanecerão abertas. As vagas são limitadas.

Os valores das cestas de alimentos vão de R$ 18,00 a R$ 31,50 por semana. O pagamento é feito antecipadamente e calculado conforme o número de semanas de cada mês. As cestas são compostas por seis itens: frutas, legumes, folhas, raízes, processados e temperos. Os alimentos variam conforme a estação do ano e a safra.

A ideia do projeto Casa é criar uma nova relação entre o consumo e a produção de alimentos, unindo as pontas da cadeia. Seguindo o conceito da CSA (comunidade que sustenta a agricultura), o projeto Casa estabelece parceria com os agricultores, que fornecem cestas de alimentos a preço de custo. Os “prossumidores”, por sua vez, têm a oportunidade de se aproximar das famílias agricultoras, conhecer sua realidade e estreitar laços. Ao longo do ano, são realizadas visitas e vivências aos sítios e quintais produtivos.

Quem quiser aderir, basta preencher este formulário. Para mais informações, é possível acompanhar o projeto Casa no Facebook e no Instagram ou escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Foto: Diogo Vasconcellos / Coordcom-UFRJ