PARA A MESTRE COM CARINHO

20.12.2018

Miriam Livro LancamentoO lançamento do livro "O apelo das árvores - estudos em homenagem a Miriam Lemle", na última segunda-feira (17/12), no Colégio de Altos Estudos, demonstra como o trabalho de uma professora dedicada em compartilhar o saber deixa marcado nos alunos diversos valores positivos, entre eles: a gratidão. O evento foi organizado em total sigilo por um grupo deles, para ser uma surpresa na data em que a professora Titular Emérita e membro colaborador do programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ, Miriam Lemle, completou 81 anos.

Publicação da Pontes Editores, o livro é o terceiro volume da coleção Gramática em Foco e aborda problemas em teoria de gramática, trata de questões de sintaxe e morfologia em línguas naturais e particulares (português, kuikuro e camaiurá) e da relação entre teoria gramatical e ensino das escolas. Organizado por Alessandro Boechat e Andrew Nevins, também professores da Faculdade de Letras/UFRJ.

O livro reúne dez trabalhos de autores gerativistas de todo o Brasil. É o reconhecimento da importância de Miriam Lemle, nascida com sobrenome Milla, em Roma, em 17 de dezembro de 1937. No Brasil, ela chegou no ano seguinte. Com o passar dos anos, construiu aqui a vida e a intensa carreira como pesquisadora e professora, tendo participado de momentos importantes da história da Linguística como disciplina e como área de investigação relevante no Brasil moderno.

A história dela se confunde com a da própria Linguística no país, sendo, até hoje, uma das principais difusoras da escola gerativa (e suas derivações) em terras brasileiras – e talvez a sua mais assertiva, combativa e entusiasta defensora. Miriam Lemle mantém um grupo de pesquisa com alunos e colegas parceiros e coordena o Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica que investiga questões que se colocam na interface entre sintaxe e semântica, seguindo a teoria da Morfologia Distribuída. No site da editora www.ponteseditores.com.br, os interessados na publicação podem saber de mais detalhes.

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ