MUSEU NACIONAL COMEMORA 199 ANOS

Asssessoria de Imprensa do Museu Nacional

25.05.17

 

selo 199 anosPrimeiro museu do Brasil e o maior museu de História Natural e Antropologia da América do Sul terá uma semana de eventos especiais na Quinta da Boa Vista.

Em comemoração aos 199 anos de sua criação, o Museu Nacional/UFRJ, na Quinta da Boa Vista, apresenta uma programação especial de aniversário na semana de 6 a 11 de junho de 2017. Novas exposições, oficinas e visitas mediadas integram as atividades que levam o visitante a uma viagem pela Ciência, História e Cultura nas coleções e pesquisas do primeiro museu e casa de ciência do Brasil.

O destaque fica por conta da abertura da exposição permanente "No tempo em que o Brasil era mar: o mundo há 400 milhões de anos", visto a partir dos fósseis das coleções históricas do Museu Nacional, complementadas com coletas recentes. Estão representados fósseis da Comissão Geológica do Império, realizada há mais de 140 anos, da Coleção Caster, recém repatriada, coletados há mais de 70 anos, e também da Expedição Orville Derby, patrocinada pela Petrobras, realizada há mais de 40 anos.

Este ano, a programação abre as comemorações dos 200 anos da instituição. Além do lançamento da logo que marcará o bicentenário, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense anunciará oficialmente seu enredo para o próximo carnaval em homenagem aos 200 anos do Museu Nacional, celebrado em junho de 2018. A bateria e componentes da escola participarão do evento.

O Museu Nacional/UFRJ foi fundado em 6 de junho de 1818 por D. João VI, com o intuito de promover o progresso cultural e econômico no país. Inicialmente sediado no Campo de Santana, só veio a ocupar o Palácio de São Cristóvão a partir de 1892, três anos após a Proclamação da República.

Atualmente o Museu Nacional integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e detém a maior coleção de História Natural e Antropologia da América do Sul. As peças que compõem as exposições abertas ao público são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados.

PROGRAMAÇÃO

06 de junho – Entrada Gratuita

15h – Apresentação e lançamento da logomarca comemorativa dos 200 anos do Museu Nacional, selecionada através de concurso para alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA), com entrega de premiação ao vencedor.

Abertura da exposição permanente "No tempo em que o Brasil era mar: o mundo há 400 milhões de anos, visto a partir dos fósseis das coleções do Museu Nacional".

Abertura da exposição temporária "80 anos da Amigos d'O Museu", a trajetória da Associação Amigos do Museu Nacional.

Lançamento do livreto "200 anos do Museu Nacional", editado pela Amigos d'O Museu.

18h – Lançamento do enredo para o próximo carnaval da Imperatriz Leopoldinense, que homenageará os 200 anos do Museu Nacional em 2018, com a apresentação da bateria e componentes da escola.

9, 10 e 11 de junho – Entrada Gratuita

Ciência, História e Cultura: o Museu na Quinta da Boa Vista

Série de atividades que acontecem no Palácio do Museu Nacional e na tenda montada na Quinta da Boa Vista.  Oficinas, miniexposições e visitas mediadas especiais integram a programação totalmente gratuita.

OFICINAS E MINIEXPOSIÇÕES

10h às 16h – Os sambaquianos – história e vida; Arqueobotânica: pistas para o passado; Passeio na Lua; Ciência até os ossos; Aracnídeos: letais ou incompreendidos?; Brincando e aprendendo com o Egito Antigo; O mundo microscópico do grão de pólen; Collembola: esses minúsculos saltadores!; Conhecendo os besouros; Os superinsetos; Diversidade de Hymenoptera: abelhas, vespas e formigas; Os insetos que vivem na água; Insetos: heróis ou vilões?; Conhecendo a Herpetologia; A incrível diversidade dos peixes; Moluscos e o homem, uma relação constante; Oficina de Paleontologia; Preservação de documentos históricos do Museu Nacional; Cuida bem de 'MiN'; Conhecendo os Equinodermos; O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos - mediação no Espaço Acessível elaborado pela Seção de Assistência ao Ensino (SAE), e O Museu Nacional através dos sentidos, uma experiência sensorial com parte do acervo didático da SAE.

VISITAS MEDIADAS

As visitas mediadas que acontecem apenas nos dias 10 e 11, para grupos de até 20 pessoas.

11h e 15h – O Paço de São Cristóvão.

11h e 15h –  A Exposição de Paleovertebrados.

SERVIÇO

199 anos do Museu Nacional

6 a 11 de junho de 2016 – 10h às 16h

Museu Nacional/UFRJ

Quinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro -- RJ

Entrada gratuita dias 9, 10 e 11

Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Gratuidade: crianças até 5 anos e pessoas com deficiência

Entrada gratuita, todos os dias, a partir das 15 horas

Telefone: 21 3938-1100 | 3938-1123 (NAP)

Website: www.museunacional.ufrj.br

Facebook: www.facebook.com/MuseuNacionalUFRJ

Twitter: @MuseuNacional

YouTube: http://www.youtube.com/c/MuseuNacionalUFRJAssessoriadeImprensa

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ