Plataforma traz um panorama orçamentário da Universidade, com detalhamento dos investimentos e gastos da instituição

Por Sidney Coutinho  - 31 de agosto de 2021 - Clique aqui e confira a matéria original.

 

orcamento siteufrj

Site de Planejamento Orçamentário-Financeiro da UFRJ | Foto: Reprodução

 

Uma nova ferramenta para contribuir na gestão econômica e financeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro e promover transparência e controle social na execução da despesa orçamentária foi apresentada na última Plenária de Decanos e Diretores, ocorrida na manhã desta terça-feira, 31/8: o Painel Orçamentário-Financeiro na UFRJ. De acordo com Eduardo Raupp, responsável pela Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3),  a plataforma traz um panorama orçamentário da Universidade, com detalhamento dos gastos da instituição, orçamento participativo e até consulta individual de empenhos, ou seja, os pagamentos já efetuados.

Criada a partir da cooperação entre as equipes da PR-3 e de pesquisadores da Rede Data Science BR, grupo de pesquisa em ciência de dados liderado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a iniciativa conta também com 27 especialistas de outras seis instituições federais de ensino superior. Segundo Poty Rodrigues de Lucena, ex-pró-reitor de Planejamento da universidade baiana, o desenvolvimento do painel ocorreu para suprir uma lacuna de ferramentas que dessem mais transparência para realizar a gestão. “A necessidade de ter informações me levou a investigar ferramentas, mas as demandas de trabalho acabaram me levando a desenvolver um escopo de pesquisa para a ciência de dados”, contou ele.

No caso do Painel Orçamentário-Financeiro da UFRJ, os dados são sempre atualizados com informações colhidas diretamente do Tesouro Gerencial, conforme indicado na página inicial do painel, que tem cinco abas de navegação. Na primeira, há o Panorama Orçamentário, com informações sobre os recursos financeiros disponíveis para a Universidade e a forma como são aplicados. A segunda aba é voltada para os dados relativos aos gastos da instituição desde 2008, com uma série histórica que pode ser analisada por ano ou, ainda, por mês. O Orçamento Participativo da UFRJ está na terceira aba, onde encontramos a execução do exercício, a programação orçamentária, despesas a pagar, entre outras informações.

É possível ainda realizar a consulta de empenhos, na quarta aba, e ter acesso a todos os pagamentos por centro, com o nome do favorecido, o número do contrato e o processo relacionado, além do que ainda falta ser pago – algo benéfico também para os fornecedores externos da instituição. A última aba, por sua vez, detalha os Termos de Execução Descentralizada, aquela parte do orçamento que é não originária da UFRJ, mas proveniente de outros órgãos da administração pública e repassada para execução na Universidade. “É possível verificar tudo aquilo que entrou por TED, quando entrou e qual foi sua destinação, além de acompanhar como está a execução do projeto”, explicou Raupp, acrescentando que outras ideias e propostas podem ser implementadas para aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira da Universidade.

Para Poty de Lucena, o lançamento é um ponto de partida, pois o painel vai se aprimorando com o tempo. “Esse é um trabalho que nunca termina e faz parte do dia a dia. Há a premissa de desenvolver e inserir a cultura da transparência de forma objetiva em toda a comunidade universitária”, disse. Raupp ratificou que outros ajustes deverão ser feitos. “Esperamos que, com a utilização de todos, possamos identificar novas funcionalidades e pontos a corrigir. Já temos no horizonte, por exemplo, a criação de uma aba específica para assistência estudantil”, completou.

Raupp também comemorou o lançamento da nova versão do site da PR-3, que foi ao ar neste último dia de agosto. “Em breve, o site contará com um glossário com expressões mais coloquiais de todos os verbetes, para tentar traduzir os conceitos orçamentários e financeiros. Efetivamente queremos permitir à comunidade se apropriar dos dados do painel, sem nenhuma barreira que ocorra por desconhecer alguma terminologia ou expressão da área”, finalizou.

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ