UFRJ SEGURA - Logo para o site

delegacia 2

ARTISTAS DA EBA IRÃO PRODUZIR MURAL NA ENTRADA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA

13/07/17

A professora Dalila Santos da Escola de Belas Artes (EBA), que coordena os projetos Cor e Arte Mural do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural (Pibiac), desenvolverá com os estudantes da UFRJ um grande painel no muro localizado na entrada 2 da Cidade Universitária, na Avenida Brigadeiro Trompiwsky. O muro com 273 metros de extensão, hoje pichado, será transformado numa grande tela com as obras produzidas por seis alunos, o professor Luiz Neves e a própria Dalila. Cada artista teve liberdade criativa para propor um tema para a própria obra, com 34 metros.

Muros e equipamentos urbanos se tornaram telas em vários pontos da cidade e uma tendência mundial como forma de ocupação do espaço urbano e de levar arte para as ruas. Por isso, o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper; ofereceu todo o apoio ao projeto da EBA. "O muro pertence à universidade e a Prefeitura procurava um projeto que pudesse aproveitar melhor esse espaço, que é um grande outdoor e, nada melhor do que utilizá-lo para levar a arte produzida pelos nossos alunos e professores da EBA, de dentro da universidade, para milhares de pessoas que passam por ali todos os dias".

A ideia é que as obras comecem a ser produzidas a partir de agosto para aproveitar o período de férias do curso de Belas Artes e devem levar cerca de 30 dias para serem concluídas. A Prefeitura da UFRJ fornecerá todos os materiais: tintas, pigmentos, rolos e pinceis. O projeto prevê ainda um mosaico a ser criado pela professora Dalila Santos.