MANUAL DO CICLISTA - Logo para o site

Facebook  Twitter

II SIPAT DA PREFEITURA ENCERRA O MÊS DE ABRIL

18.09.2017

Para debater sobre saúde, segurança e meio ambiente no cotidiano e como isso pode afetar a vida de quem trabalha na universidade, a Prefeitura da UFRJ realiza entre os dias 25 e 27 de abril, a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (II Sipat). As palestras acontecerão no auditório de Horto Universitário, mas haverá também atividades a céu aberto, como a caminhada organizada pela equipe do Espaço Saúde (Sintufrj), logo na abertura do evento às 7 horas.

A cerimônia na abertura, todavia, acontece às 9h com uma mesa-redonda que terá participação de representantes da reitoria e da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador. O evento terá ainda palestras sobre alcoolismo, primeiros socorros, gestão de segurança e cuidados preventivos com a saúde. No primeiro dia ainda, serão montadas tendas para verificação da pressão arterial e índices de glicose no sangue com atendimento até o meio dia.

Veja abaixo, a programação completa da II Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Prefeitura da UFRJ:

1º dia
Terça-feira (25/4)
7h – Caminhada para Saúde, Segurança e Meio Ambiente
9h – Cerimônia de Abertura da II SIPAT/PU com Mesa Redonda sobre o Tema: "Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho"
10h – Coffee Break
11h – Palestra: "Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho", com Prof. Dr. Fernando Sepúlveda, Coppe/UFRJ.
12h – Intervalo para o Almoço
14h – Palestra: "Primeiros Socorros", com Profª. Doutoranda Gracielle Oroski, Escola de Enfermagem Ana Nery/UFRJ.
2º dia
(26/04)
9h – "Qualidade de vida no Trabalho", com psicóloga Alzira N. M. Trindade - SST/PU.
10h – Coffee Break
11h – Palestra: "A Saúde do Trabalhador", com Profª Drª Márcia Gomide - IESC/ UFRJ.
12h – Intervalo para Almoço
14h – "Política de Redução de Danos em Álcool e outras Drogas", com Prof.ª Dr.ª Marilurde Donato, Coordenadora do Núcleo de Intervenções Breves (NIB) e Coordenadora da Comissão Interna de Saúde do Servidor (CISSP) da Prefeitura Universitária.
3º dia
(27/4)
9h – "Os desafios de Segurança do Trabalho na UFRJ", com vigilante Noemi Andrade - Diseg/PU
10h – Coffee Break
11h – "A Saúde do Homem", com Milton Sergio Santos Madeira, Fisioterapeuta e Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da UFRJ (SINTUFRJ).
12h – Intervalo para Almoço
14h – "A Saúde da Mulher", com a Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Azevedo Queiroz, líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Saúde, Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos"
15h – Mesa de Encerramento, com a equipe da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público da Prefeitura Universitária (CISSP/PU).