Atuação

Dentre as atribuições da Prefeitura Universitária  destacam-se:

Gestão do Ambiente

A Prefeitura Universitária é responsável pelo controle da ocupação do solo, pela criação de políticas de sustentabilidade, pelo gerenciamento da coleta e do tratamento dos resíduos sólidos, pela conservação das áreas verdes e por toda a ambientação urbana dos campi.

Engenharia Urbana

Cabe à Prefeitura Universitária identificar as necessidades, planejar e executar projetos e obras, realizar a manutenção e a conservação das áreas urbanas, dos logradouros, das redes de abastecimento e captação, além do mobiliário urbano dos campi.

Mobilidade Urbana

A Prefeitura Universitária desenvolve e incentiva políticas de mobilidade universal e sustentável para os campi da UFRJ, é responsável pela gestão e fiscalização dos serviços de transporte integrado da UFRJ, pela observação e intervenção junto aos Governos Municipal e Estadual nas questões de transporte público e do trânsito no campus Cidade Universitária.

Segurança

A Prefeitura Universitária tem como atribuição manter os serviços de vigilância e monitoramento dos campi através do trabalho da Coordenação de Segurança e do uso de recursos tecnológicos.