Pesquisar

Perguntas Frequentes

 

Quem é responsável pela administração dos estacionamentos localizados dentro dos Centros Acadêmicos?

Os estacionamentos localizados dentro dos Centros e Unidades Acadêmicas são contratados e administrados diretamente pelas Decanias, a Prefeitura da UFRJ não tem nenhuma gestão sobre eles.

Os veículos estacionados em locais proibidos na Cidade Universitária serão multados e/ou rebocados?

Sim. A Prefeitura da UFRJ instalou placas indicativas de estacionamento proibido em diversos pontos do campus e caso os motoristas desrespeitem a sinalização, cabe ao órgão solicitar a ação da CET-Rio e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro para garantir o cumprimento do Código Nacional de Trânsito (CTB). A legislação é válida para as vias terrestres de todo o território nacional abertas à circulação, o que inclui a Cidade Universitária.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma universidade pública que tem como proposta oferecer o ensino público de qualidade. A UFRJ oferta ônibus entre os campi e internamente e não tem obrigação de prover estacionamento aos alunos e servidores. Contudo, há preocupação de atender da melhor forma possível a demanda da comunidade universitária, razão pela qual criou áreas específicas.

Há restrições para estacionamento também na Praia Vermelha?

Sim. A restrição ao estacionamento se deve ao número proporcional de frequentadores. Como os estudantes são em maior número, existe a restrição para aqueles que cursam nos turnos da manhã e da tarde. Após 18h, momento em que há menos funcionários e professores no campus, o estacionamento está liberado para os alunos da Praia Vermelha matriculados no horário noturno.

A Prefeitura Universitária avalia casos excepcionais para os períodos de restrição. Por exemplo, os portadores de deficiência física e gestantes, a partir das solicitações que fizerem junto as suas respectivas unidades acadêmicas, podem utilizar o estacionamento pela manhã e à tarde.

Como devo proceder em relação à segurança no campus. Por exemplo, ao me deparar com pessoas ou situações suspeitas na UFRJ?

Entre em contato imediatamente com a Coordenação de Segurança e comunique o fato. Se possível, anote todos os dados, tais como placa, cor, tipo de veículo, características físicas dos suspeitos etc. O telefone da Coordenação de Segurança é (9090) 3938-1900, mantenha esse número sempre à mão. Se você for vítima de violência também registre o caso na Coordenação de Segurança, para que sejam tomadas providências que evitem a repetição do evento.

A Prefeitura da UFRJ é responsável pela manutenção interna dos prédios da Universidade?

Não. A Prefeitura da UFRJ é responsável pelo controle da ocupação do solo, pela criação de políticas de sustentabilidade, pelo gerenciamento da coleta e do tratamento dos resíduos sólidos, pela conservação das áreas verdes e por toda a ambientação urbana dos campi, isto é, pelas áreas comuns da universidade.

A Prefeitura da UFRJ autoriza a circulação de vans pela Cidade Universitária?

Não. Dê sempre preferência aos meios de transporte que são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Transportes do Município do Rio de Janeiro (SMTR). A Prefeitura da UFRJ, em sua campanha de segurança, orienta a comunidade acadêmica a utilizar os meios de transporte que são fiscalizados pela SMTR, já que 33 linhas de ônibus regulares circulam pela Cidade Universitária. É notório, porém, que muitas vans não autorizadas pela SMTR a explorar as linhas do transporte especial complementar continuam a circular pelo Rio de Janeiro e se valem da demanda dos usuários, que desconsideram quem está ou não dentro da lei. Atualmente, vem ocorrendo vários registros de assalto dentro das vans.


Acesso à Informação Ouvidoria UFRJ PlanoDiretor UFRJ  Correio Eletronico NOVO

Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592 | Caixa postal 68.010, Tel.: +55 21 3938-9324 Fax: +55 21 3938-4940

UFRJ Prefeitura Universitária
Desenvolvido por: TIC/UFRJ