Coordenação de Operações Urbanas

Responsável pelo assessoramento ao Plano Diretor e a integração com o Escritório Técnico Universitário (ETU) nas tarefas de planejamento, diretrizes e consultoria junto às concessionárias de serviços públicos. Além disso, planeja e coordena os serviços de transporte público, da frota oficial da UFRJ, a operação do sistema viário dos campi da UFRJ e o centro de controle operacional da Cidade Universitária.

Coordenador: Paulo Mario Ripper

Contato

A Coordenação de Operações Urbanas possui a seguinte estrutura:

Divisão de transporte público (Ditransp)

A divisão planeja a operação do sistema viário dos campi da UFRJ e coordena os serviços de transporte integrado e intercampi.

Contato

Divisão da frota oficial (Dfo)

A divisão coordena a operação da frota oficial da UFRJ, atendendo as demandas acadêmicas por solicitação de veículos.

Tel.: (21) 3938-6712 e (21) 3938-6750

Divisão de Produção (Dipro)

A divisão é responsável pela produção dos equipamentos de mobiliário urbano, para orientação de tráfego e sinalização urbana.

Contato

Escritório de planejamento e manutenção (Eplam)

Implantado em 2016, tem como objetivo dar suporte técnico e operacional às áreas de serviços das Coordenações da Prefeitura da UFRJ, no planejamento e gestão de operações nas áreas urbanas dos campi; abrangendo a manutenção e a reforma dos diversos tipos de edificações e equipamentos urbanos, dos dispositivos e meios usados na interação com os usuários, seja pelo desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de peças do mobiliário ou na especificação e seleção de itens de mercado adequados às necessidades da Prefeitura e das Unidades à que ela dá suporte.

Contato

Centro de controle operacional (Cco)

Através do monitoramento por imagens e da comunicação em tempo real com o gabinete da Prefeitura UFRJ e com os agentes de segurança púbico, privado e de trânsito detecta, verifica e corrige situações para evitar riscos coletivos e individuais, proporcionando mais tranquilidade e qualidade de vida à comunidade universitária.