Coordenação de Meio Ambiente

Busca um melhor ordenamento do ambiente urbano visando à qualidade de vida da população através de políticas ambientais que promovam a sustentabilidade nos campi da UFRJ, a Coordenação se baseia nos seguintes princípios:

- Desenvolvimento de ações de conservação dos recursos naturais da Universidade;

- Promoção de um ambiente saudável e a segurança ambiental dentro dos campi;

- Incentivo ao uso racional de recursos;

- Educação visando à sustentabilidade;

- Transformação da universidade em exemplo de consumo responsável, bem como de coleta e destinação adequada dos resíduos;

- Construção, de forma participativa, de uma universidade sustentável, transformando a instituição em modelo para a sociedade.

Horto Universitário

Responsável pela produção dos insumos necessários para a manutenção das áreas verdes da UFRJ, pelo cuidado do espaço físico e pela sua integridade geográfica, estrutural e ambiental. O horto visa oferecer à comunidade universitária um espaço apropriado para estudos, pesquisas, desenvolvimento de projetos e para a promoção da Educação Ambiental.

Seção de execução de paisagismo

Responsável pela elaboração dos projetos, o plantio, a produção e a manutenção dos jardins dos campi universitários, por atender às demandas do plano Diretor 2020 da UFRJ e pela preparação de vasos ornamentais para empréstimos em eventos promovidos pela UFRJ e para compor ambientes nas unidades.

Coordenadora: Carmen Odete Antinarelli

Tel.: (21) 3938-9323

A Coordenação de Meio Ambiente possui duas divisões com a seguinte estrutura:

Divisão de limpeza urbana

Zela pelos serviços de fiscalização, manutenção e limpeza de logradouros e de orlas, das áreas verdes e das vias públicas do campus da Cidade Universitária. A divisão ainda é responsável por cuidar da gestão dos resíduos sólidos (remoção de inertes, coleta de resíduos e coleta de recicláveis), do recolhimento de animais e do controle de vetores e pragas.

A Divisão de Limpeza Urbana realiza também os seguintes serviços:

Manutenção árborea - Poda de árvores, destoca, remoção e tratamento fitossanitário

Capina - Roçada de gramíneas com arremate e beiral, varreção e recolhimento do material produzido

Lenir Gomes

Divisão de gestão ambiental

Responsável pela implantação dos conceitos organizacionais da A3P e do Plano de Logística Sustentável em todas as ações da Prefeitura da UFRJ, multiplicando-as de forma integrada para a universidade reduzir a utilização de insumos, custos operacionais e o impacto no meio ambiente. O planejamento das ações atende os dispositivos legais de proteção ao meio ambiente, além de promover a educação ambiental, agregando projetos ambientais e/ou socioambientais.

Janete Moreno

Seção de Educação Ambiental

Promove a educação ambiental voltada para as questões socioambientais para atender aos requisitos legais e às políticas ambientais correspondentes. Estimula a adoção de atitudes e procedimentos que levem a racionalização do consumo de recursos naturais, ao manejo adequado dos resíduos gerados, à sensibilização, mobilização e capacitação dos servidores em temas socioambientais.

Dulce Bernardo

Seção de Legislação Ambiental

Apresenta o embasamento técnico e normativo para que a Divisão de Gestão Ambiental desenvolva projetos, ações e colaborações realizadas no âmbito da Coordenação de Meio Ambiente ou para alinhar as atividades administrativas da Prefeitura da UFRJ às legislações ambientais.

Rose

Parque do catalão

Conserva o patrimônio cultural e ambiental representado pela Ilha do Catalão, zelando por sua integridade documental, histórica, geográfica e ambiental, além de oferecer à comunidade universitária um espaço orientado para estudos, visitas, desenvolvimento de pesquisas e para a promoção de Educação Ambiental.

Tel.: (21) 3938-9228

Clique aqui para solicitar um serviço e/ou enviar sugestões e reclamações relacionadas às atividades realizadas pela coordenação, preenchendo no campo assunto: Coordenação de Meio Ambiente