Financas Contrato Licitacoes

Eufórbia

Nome científico: Euphorbia enterophora

Origem: África e Madagascar

Características: Os ramos aparecem com crescimento achatado, semelhantes a folhas, em forma de fita, sem espinhos, ligeiramente cerosos e arredondados no ápice, o látex é tóxico.

Áudio

Clique aqui e veja o conteúdo completo da Eufórbia.

Euforbia1

Eufórbia - Foto:

Euforbia3

Euforbia2

JARDIM SENSORIAL

[ em  construção]

Eufórbia

Nome científico: Euphorbia enterophora

Origem: África e Madagascar

Áudio

Euforbia1

Eufórbia - Foto:

Euforbia3

Euforbia2

Euphorbia enterophora é um arbusto, pertence à família Euphorbiaceae, nativa da África e Madagascar, perene, suculenta, de até 4 metros de altura.

Euphorbia é um gênero muito grande de plantas, com mais de 2.000 espécies. Cerca de 1.200 delas são suculentas, algumas com formas bizarras de folhas grandes e carnudas e outras que se parecem muito com cactos.

Tronco central cilíndrico com muitos ramos achatados.

Os ramos ou articulações aparecem com crescimento achatado, semelhantes a folhas, em forma de fita, sem espinhos, ligeiramente cerosos e arredondados no ápice, com 5-22 cm de comprimento, 1-2 cm de largura. Quando esses ramos recebem luz solar ficam de coloração avermelhada.

Folhas pequenas, verde acinzentadas, persistindo por pouco tempo. Pecíolo com 1 mm de comprimento.

Flores pequenas com cerca de 4 mm de diâmetro, dispostas em pequenos grupos na ponta dos ramos, de coloração amarela, sem importância ornamental. Surgem na primavera.

Frutos são pequenas cápsulas.

Usada na decoração de jardins de pedra, como planta isolada ou em renque formando cerca viva; também se desenvolvem bem em vasos.

Cuidados com a Euphorbia enterephora

Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo. Não tolera frio intenso.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Regar de forma bem moderada (1 vez por semana), manter o substrato ligeiramente úmido durante os meses de crescimento e suspender a rega no inverno.

Diluir um fertilizante balanceado NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante. Aplicar uma vez por mês na primavera-verão.

Podas não são necessárias, porém podem ser feitas para reduzir as dimensões da planta.

Sobre a Euphorbia enterephora

A árvore é às vezes colhida na natureza devido a cera que é formada em seu tronco.

Seu habitat natural, são florestas tropicais ou subtropicais secas e áreas rochosas. Euphorbia está ameaçada, devido a perda de seu habitat.

Planta Tóxica

Possui uma seiva leitosa e tóxica, que quando em contato com a pele, lábios, nariz ou olhos, esta substância causa irritações e queimaduras graves.

No manuseio, principalmente em podas deve ser usada luvas grossas e óculos de proteção se por acidente parte da seiva entrar em contato com a pele lave imediatamente.

Também devido a seiva leitosa é raro ser atacada por insetos.

Propagação

Multiplica-se por sementes, mas elas podem ser difíceis de germinar (ou mesmo encontrar), e facilmente por estacas. Cortar uma estaca de ramo, que deve ser mergulhada em hormônio de enraizamento e deixar cicatrizar por cerca de 5-7 dias, a melhor época é no final da primavera.

Fontes:

Núcleo de Ações de Capacitação e Extensão

Objetivos Gerais: ser um espaço educacional de referência crítico-reflexivo na UFRJ onde seus trabalhadores possam desenvolver-se sob a ótica da educação permanente no cotidiano de trabalho.

Seção de Saúde do Trabalhador

Objetivo Geral:

Implementar ações de Prevenção, Promoção e Assistência à  saúde dos Trabalhadores da Prefeitura Universitária visando aplicar a vigilância em saúde do trabalhador.

Objetivos Específicos:
Estabelecer Termo de Compromisso com a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador-CPST/SIASS-50, com a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público-CISSP, e com  as Unidades de Saúde da UFRJ para atendimento aos trabalhadores da Prefeitura Universitária;
Estabelecer parcerias com faculdades para oferecer estágio voluntário a aluno bolsista de graduação e Pós-graduação;
Implantar aatividades educacionais em saúde, como exemplo,  a construção  de quadro da vacinação dos trabalhadores da PU;
Prestar atendimento biopsicossocial aos trabalhadores da prefeitura, extensivo aos familiares e aos terceirizados.

Responsável: Alzira N.M. Trindade

Material Informativo

Cuidados com a saúde do servidor público da Prefeitura Universitária durante a pandemia da COVID-19:

Clique aqui  e baixe a cartilha.

Atividades e Eventos

SEST1

Criação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP/PU) - Foto: SST/PU

SEST2